quarta-feira, 22 de julho de 2020

Aprender sem pensar. O proveito da descriminação perceptiva na aprendizagem de Matemática


Antes da Metacognição.
Em uma leitura do livro "Principles of Perceptual Learning and Development", de Eleonor Gibson, livro editado em em 1969 produzido por uma pesquisa que se iniciou em 1931, estudo bem antes do batismo da palavra "metacognição" por John Flavell entre  1965 e 1970.
Eles partiram da seguinte ideia:
" Vamos considerar a possibilidade de rejeitar completamente a suposição de John Locke; que talvez todo conhecimento seja adquirido pelas sensações, de forma ainda mais simples, por meio de variações, nuances e sutilezas de energia".
Ou seja de acordo com Gibson(1931),   o cérebro não só aprende a captar pequenas diferenças que vê, ouve, cheira ou sente. no experimento conduzido por Gibson e em muitos outros registrados por eles com ratos, gatos, crianças e adultos; mostraram que o cérebro também aprende a aprender.
Ele extraí as diferenças detectadas entre notas, letras, figuras semelhantes e as utiliza para ajudar a decifrar o material desconhecido.
O mesmo sedá quando precisamos escolher entre as varias estrategias conhecidas para resolver um problema de cálculo. Esse processo de aprendizagem por descriminação se desenvolve sozinho, o cérebro acumula os pontos de referencia e características que eventualmente usa para interpretar o que são chamados de blocos de informação cada vez mais abrangentes.
Este trabalho abril uma nova área de pesquisa dentro da Psicologia: a aprendizagem perceptiva. A aprendizagem perceptiva, escreveu Gibson (1969, p.4), " não é uma absorção passiva, porém um processo ativo, no sentido de que tanto a investigação quanto a busca da própria percepção são ativas. não apenas olhamos, enxergamos; não só ouvimos, mas escutamos. A aprendizagem perceptiva é autoregulada, no sentido de que a modificação ocorre sem a necessidade de reforço externo. É orientada ao estimulo, com o objetivo de extrair e reduzir a simulação da informação. A descoberta de características e estruturas distintivas no mundo é fundamental para atingir esse objetivo".
Do ponto de vista de Gibson(1969), a relação do pensar sobre o pensamento é ativa e fundamentada na percepção do aluno. Nossos sentidos buscam os estímulos corretos para podermos aprender. Por isso a mediação do professor neste instante é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem pelo aluno.Temos de prestar atenção. é claro, mas não precisamos acionar ou ajustar o método. Ele próprio faz  e funciona de forma a encontrar as características perceptivas mais crítica ea filtrar o resto que não fará parte da estrategia na resolução de problemas. Assim é a metacognição. E para provar este teoria, Willian G, Chase e Herbert A. Simon, em 1974 testaram sua hipótese com mestres de xadrez e  e concluíram ser verdadeira e fundamentadas a pesquisa de Gibson(1969).
Pena que somente na ultima década este trabalho tenha sido explorada na área de educação. 

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