quarta-feira, 22 de julho de 2020

Cartilha para Educadores: Drogas

José Adilson Silva de Jesus
Carlos Célio Matheus
Robson Akito Tino
André Peticarrari




Álcool e Drogas.

Quem nunca ouviu dizer que o uso esporádico de álcool e até mesmo de drogas como a maconha não faz mal à saúde, ou que é difícil se viciar em bebidas alcoólicas? A ciência mostra que tais afirmações não são verdadeiras. Segundo os especialistas, todas as drogas podem produzir dependências, porém nem todas as pessoas são predispostas a desenvolver doenças relacionadas ao uso dessas substâncias.

É comum que jovens e estudantes experimentem drogas como a maconha. E mais comum ainda é ouvir dessas pessoas que fumar apenas uma vez por semana não faz mal à saúde. mas os psiquiatras alertam que pesquisas recentes revelam que o uso precoce e continuado da maconha aumenta as chances de a pessoa vir  a ter esquizofrenia.  
 
Já no caso de bebidas alcoólicas, existe sim, a possibilidade do consumo sem risco à saúde. Em uma média populacional, uma dose de menor risco para o homem são dois drinques; para a mulher, apenas um drinque, porém caso a mulher esteja grávida, ou, para qualquer gênero, haja dependência, diabetes ou hipertensão, não há nível seguro para o consumo de bebidas alcoólicas.

Quando a família não tem certeza se o individuo estudante ou não, está usando algum tipo de droga ou abusando de bebida alcoólica, existem sinais que podem mostrar se isto está acontecendo ou não. Há inúmeras formas para saber se alguém está se tornando dependente. É importante a família perceber se a pessoas está gastando muito dinheiro sem explicar para o que é; quando acha que não está bebendo demais, mas na verdade está; quando ela interrompe o uso e sente falta; se ela fica pensando em droga ou bebida.

Você educador, deve orientar a família que para um tratamento eficaz, é consenso entre especialistas que a melhor opção é a combinação de medicamentos e psicoterapia, porém isso depende do quadro de dependência em que a pessoa se encontra. É preciso analisar se existem vários fatores envolvidos  na dependência à droga, e atualmente existem várias abordagens para o tratamento. Normalmente, quando a pessoa se encontra no caso de desintoxicação e de abstinência, utiliza-se o tratamento farmacológico. Mas, quando o paciente já se encontra na fase de reorganização da vida sem utilizar substâncias, a abordagem psicoterápica é a mais importante. É importante que você educador, saiba quem são seus alunos e o meio que circunda a escola ou estabelecimento de ensino superior.   

Quanto mais cedo você educador, descobre o problema, mais eficaz é o tratamento. Caso você tenha algum aluno nessa situação, não deixe de incentivá-lo a procurar ajuda médica e psicológica.

O surgimento das drogas e como elas agem no organismo.

As substâncias psicoativas têm feito parte da historia da humanidade. Há milhares de anos certas plantas têm sido utilizadas para beneficio do corpo, da mente e do espirito. O opio, por exemplo, ha muito tempo é usado para alivio da dor. Atualmente, a definição de droga em vigor, promovida pela Organização mundial da Saúde, é " qualquer substancia natural ou sintética que administrada por qualquer via no organismo afete sua estrutura ou função". Entre os tipos de drogas existentes, as psicoativas são substancias que alteram as sensações, o humor, a consciência ou utra funções psicológicas e comportamentais. 

Educador, no cotidiano, é comum utilizarmos o termo "droga" para definir algo de baixa qualidade ou negativo("que droga de produto"), mesma palavra usada para definir substâncias psicotrópicas.

No que diz respeito à origem, as drogas psicoativas podem ser divididas em três grupos:
  • naturais: certas plantas contêm princípios psicotrópico, que funcionam como matéria-prima na preparação da substancia, que é extraída e purificada;
  • semissintéticas: resultam de manipulações químicas realizadas, nas drogas naturais, em ambientes de laboratórios.
  • sintéticas: são produzidas, unicamente, por manipulações químicas em laboratório e não dependem, para sua confecção, de substancias vegetais ou animais como matéria- prima.
Quanto aos aspectos legais, a classificação tem relação exclusiva com a organização social e , por isso, sofre modificações conforme época e localidade. Enquanto em nosso país é permitido o uso do tabaco e do álcool para maiores de 18 anos, assim como na maioria dos países ocidentais, nos países de orientação muçulmana, o consumo do álcool é proibido.

Educador, existem quatro vias principais de administração de substâncias que você pode detectar ao verificar se um aluno esta sob o efeito de drogas: oral, transdérmica (aplicação nas mucosas ou na pele; também chamada de intranasal na administração da mucosa nasal), inalada (ou pulmonar) e injetável. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, as quais estão associadas às condições do usuário e às propriedades da droga utilizada.

Educador, vamos conhecer então como o dependente de drogas faz uso das mesmas.
 
A via oral é o método mais comum de uso  e envolve comprimidos, líquidos e pós. Um importante aspecto refere-se à baixa velocidade com que as drogas ingeridas por essa via são absorvidas pela corrente sanguínea. por esse motivo, o usuário que procura por efeito imediato ou intenso tende a evitar o consumo oral da substância. Educador aqui você deve estar atento, pois o usuário pode ter consumido a droga anteriormente à chegada à escola.

A via transdérmica envolve a aplicação da substancia sobre as mucosas ou pele. As mucosas são areas úmidas, presentes em diversas partes do corpo, tais como boca, nariz, olhos, reto, vagina, entre outras. Em comparação com a epiderme, as  mucosas têm maior irrigação sanguínea e , por isso, a substancia pode percorrer uma curta distancia para alcançar o sangue, sendo distribuída pelas outras areas do copro. Assim, no que se refer a efeito desejado com o uso de determinada substancia, o método que utiliza a absorção da droga pela mucosa é eficiente e rápido; porém, cabe salientar que essa eficacia é restrita às drogas que se dissolvem na gordura do corpo.

A partir dos mecanismos de ação no sistema nervoso central, as substancias psicoativas subdividem-se nas seguintes classes:

Depressoras: promovem uma redução das atividades cerebrais e das funções orgânicas de modo geral. Exemplo: álcool e opioides( morfina).

Estimulantes: essa classe de drogas, conhecida como estimulantes d sistema nervoso central, inclui uma variedade de substancias que têm em comum a propriedade de aumentar a atividade cerebral. Exemplos: cocaína, anfetaminas, nicotina, cafeína.  

Perturbadoras (alucinógenas): alteram a percepção e o senso de tempo e espaço. Exemplos:maconha, LSD, mescalina.

Medicações psiquiátricas: incluem drogas utilizadas no tratamento de transtornos mentais, crônicos ou não. Exemplo: antipsicóticos, antidepressivos, estabilizadores do humor. 


As drogas no Brasil e no mundo.

Educador, uma pesquisa brasileira feita pela secretaria nacional antidrogas (Senad) ao Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) apontou a importância da questão das drogas  e seus impactos na saúde pública.

Neste estudo foi verificado  que mais de 12% dos brasileiros entrevistados eram dependentes de álcool, cerca de  10% era dependente do tabaco, e 22 % das pessoas entrevistadas relataram já ter feito o uso de outras drogas.

Segundo a OMS, o tabagismo ainda é a principal causa de mortes evitável no mundo.

Educador, cabe ressaltar ao seu aluno que cerca de 200000 mortes por ano são decorrentes do tabagismo no Brasil (OPAS, 2002).


Educador, vamos falar das drogas Depressoras do Sistema Nervoso Central

Etanol - Álcool

Apesar das grandes variações individuais, os efeitos da ingestão dessa substancia depende de sua concentração sanguínea. Essa concentração no sangue é expressa em miligramas ou grams de etanol por decilitro. Ainda que o etanol seja a principal responsável pelos danos no organismo, outros elementos presentes nas bebidas alcoólicas, como álcoois de baixo peso molecular(metanol, butanol), aldeídos, cobalto, entre outros, podem contribuir para o aumento dessas consequências nocivas, quando se bebe em excesso.

Educador , quando o aluno ingere álcool, os efeitos visíveis são a desde uma leve sedação e relaxamento até anestesia, coma e óbito por parada respiratória.  

Opioides

Os opiáceos são drogas derivadas do ópio e incluem uma ampla variedade de substâncias naturais, como o próprio ópio, além da morfina, codeína, tebaína, e semissintéticos, como a heroína, oxicodono, hidroxicodona, oximorfina, hidroximorfina. O termo opioide já é mais abrangente e abarca os peptídios opioides naturais semissintéticos e sintéticos, como os agonistas-antagonistas(buprenorfina, nalbufina) e agonistas(naltrexona e naloxona).
 
Apesar de essas substâncias poderem ser administrada por qualquer via, em geral, os usuários que procuram pelos efeitos euforizantes tendem a optar pelo método injetável, que promove a apresentação dos efeitos mais rapidamente e com maior intensidade, quando comparados a uma administração da mesma dose via oral. Portando educador seus alunos apresentaram marcas pelo corpo em regiões não visíveis ou expostas.

O uso de opioides traz outras consequências: AIDS, hepatites, morte por overdose.

Você educador deve reconhecer um usuários de heroína pelos efeitos da mesma sobre o corpo:
  • alívio da dor; sensação de bem estar e paz, boca seca; apatia;perda visual;
  • lentidão da frequência respiratória;
  • nausea e vomito; redução do apetite; constipação;
  • redução da libido; sensação de coceira ou ardência na pele; leve redução da temperatura; sudorese.
Os casos de óbito estão relacionados à falência respiratória ou a outras complicações respiratórias e cardiovasculares.


Solventes voláteis

Os inalantes de uso mais comum são os solventes voláteis (hidrocarbonetos),produzido a partir do petróleo e do gás natural. São exemplos o thinner, gasolina e cola. Estas substancias são inaladas. O uso continuo destas substancias apontas danos cerebrais e óbito.


Estimulantes do Sistema Nervoso Central

Anfetamina

São drogas sintéticas, produzidas pela industria farmacêutica e por laboratórios ilegais. Seu uso terapêuticos inclui o tratamento da narcolepsia( tratamento do sono), transtorno da atenção (TDAH) e Parkinson.

Ecstasy - MDMA

É um alucinógeno associado à anfetamina. Chamada de droga sintética (designer drug), é uma substancia com propriedades estimulantes. 

Sintomas: intoxicação; euforia, autoestima elevada, aumento da sociabilidade, facilidade de comunicação, depressão, aumento da pressão arterial, falta de apetite, nausea , vomito, dores musculares, ranger de dentes; óbito. 


Cocaína

é um alcaloide extraído da folha da coca. Os efeitos são intensa euforia, agitação; ansiedade; ideias paranoicas, tremores, espasmos musculares, dor de cabeça, nausea e vômitos, respiração irregular, edema pulmonar, óbito.

Crack

O crack é a forma mais barata da cocaína, conhecida como "pedra",  seu uso intenso gera paranoia, disforia, delírios e alucinações e óbito.


Nicotina

é uma poderosa substância psicoativa que tem um complexo mecanismo de ação.

Maconha e outras drogas  perturbadoras do sistema nervoso

Os efeitos em curto período são redução da inibição; relaxamento, irritação das mucosas do sistema respiratório; aumento do apetite; secura da boca e da garganta, desequilibra as funções do hipocampo, afetando a aprendizagem, a memoria de longo prazo e a motivação.



O envolvimento dos adolescentes com drogas

Um assunto frequente nos lares e nas escolas: o envolvimento de adolescentes com as drogas. É extremamente importante que o educador seja o segundo filtro receptor de desvios de conduta do adolescente que apresente comportamentos estranhos. Sabendo reconhecer o envolvimento do estudante com as drogas, ou seja, diagnosticar primariamente, dentro do seu conhecimento tal problema. Saber diferenciar e identificar o uso nocivo, a dependência de uma ou mais drogas é essencial. É preciso suspeitar, diagnosticar e encaminhar para o devido tratamento em dependência química.

É importante ressaltar que o adolescência demarca uma fase em que o individuo não é criança, nem adulto, e essa transição envolve questões emocionais, conflitos familiares, dilemas sociais, questões de enfrentamento e muitos outras que o educador precisa estar atento. A simples rebeldia é natural e saudável para o desenvolvimento. É importante que o educador esteja disponível para ouvir o adolescente.

Pois é comum adolescente encontrarem na escola, amigos, ou outros familiares próximos, o apoio para extravasar suas dificuldades, o que é muito positivo. Pessoas menos envolvidas nos conflitos, capazes de apoiar , instruir, motivar e mediar as tensões familiares.

Educador, infelizmente há circunstancias em que essa brecha emocional é preenchida por amigos já com influencias ruins e até mesmo traficantes que já conhecem bem a arte de explorar a contrariedade das famílias e as falhas da escola.

Educador, quais são os fatores de proteção contra o envolvimento com as drogas que você deve conhecer?

Os fatores que você educador deve defender contra o uso de drogas são os formulados por especialistas em dependia química.
O primeiro fator: é a estabilidade do ambiente familiar e social
O segundo fator: é dar suporte para a família sempre e torna-lá uma família guerreira.
O terceiro fator: é uma vinculação especifica do jovem com sua família.
O quarto fator: é disciplina e o monitoramento constante na escola pelo educador e em casa pelos pais.
O quinto fator: é a vinculação do jovem com a escola.
O sexto fator: é o educador incentivar boas amizades.

Educador, não esqueça que a primeira droga usada pelo jovem brasileiro é a bebida alcoólica, nessa faixa etária é a primeira droga ilícita que o mesmo tem acesso.
Não podemos perder de vista que, quando um jovem procura ajuda, em geral pressionado pelos pais, pelo colégio, pela autoridade policial, ele o faz porque esta vivendo em crise.  


Considerações Importantes


O educador em seu papel de orientador para as práticas saudáveis em uma sociedade justa e digna, esta exposto a uma extensa e crescente variedade de usuários de drogas na escola, e ao mesmo tempo que encontra pelos arredores e corredores o comércio de substâncias ilegais. Combater o uso das drogas ainda é uma tarefa árdua e um problema de saúde pública.

AUTORREFLEXÃO PARA O EDUCADOR

CARTÕES PERGUNTAS E RESPOSTAS! _ 
1_ O que são drogas para você educador?
R _ São produtos que o homem vem utilizando no decorrer da história para produzir alteração do seu humor, da sua mente e das suas sensações.
2 _ Que fatores interferem na qualidade e na intensidade das alterações psicológicas que as drogas causam?
R _ As alterações psicológicas variam de acordo com o tipo e a quantidade de droga, as características de quem as ingere, as expectativas que se tem sobre seus efeitos e o momento em que são ingeridas.
3 _ Que tipo de drogas existem?
R _ Existem as drogas lícitas (álcool, tabaco, chás, alguns medicamentos,...) e as ilícitas (maconha, cocaína, LSD, plantas alucinógenas...).
4 _ Em que grupos classificam-se as drogas?
R _ Em estimulantes, depressoras e perturbadoras.
5 _ Quais são os tipos de usuários de drogas?
R _ Usuário experimentador, eventual, habitual e o dependente químico.
6 _ O que caracteriza um usuário experimentador?
R _ É aquele que experimenta a droga e não se interessa em manter o uso.
7 _ O que caracteriza um usuário eventual?
R _ É aquele que faz uso da droga ocasionalmente. Continua sua vida, com suas atividades e de vez em quando faz uso da droga.
8 _ O que caracteriza um usuário habitual?
R _ É aquele que organiza suas atividades em torno do hábito de usar drogas.
9 _ O que caracteriza um usuário dependente?
R _ É aquele que usa a droga compulsivamente, sem controle psicossocial. A droga eleita passa a ser o eixo de sua vida.
10 _ O que causa a dependência química?
R _ A dependência química se instala pelo encontro de 3 fatores básicos: a personalidade da pessoa, o produto (droga) que a pessoa usa e o contexto social/familiar que ela está inserida.
11 _ Se as drogas fazem mal, por que as pessoas  consomem?
R _ Os motivos variam de pessoa a pessoa: curiosidade, para esquecer problemas, frustrações ou insatisfação, insegurança e busca de prazer. Porém, alguns dos que iniciam o uso poderão se comprometer gravemente.
12 _ Quais são os fatores de risco para uso ou abuso de drogas?
R _ A desinformação, a saúde deficiente, insatisfação com a qualidade de vida, personalidade vulnerável e o fácil acesso às drogas.
13 _ O que significa Prevenção Primária?
R _ Define-se como prevenção dirigida ao início do processo, informando e educando sobre as questões relacionadas com o uso de drogas.
14 _ O que significa Prevenção Secundária?
R _ Significa a prevenção que trata de desenvolver ações que possam impedir a transição do uso ocasional ao uso habitual.
15 _ O que significa Prevenção Terciária?
R _ É um trabalho individual ou coletivo com o usuário no sentido de recupera-lo e de integra-lo ao meio social.
16 _ De que forma os educadores podem participar de uma Prevenção ao uso indevido de droga?


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